OPTCHÁ – 21/05/2022
Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente entre os terreiros de Umbanda. Em Romane ou Romani, a palavra significa “salve!”. A expressão também é muito utilizada na dança cigana, como “Bravo” e “Olé”. Já na guerra, Optchá se traduz como um grito de força.
Na umbanda, os ciganos são espíritos livres e desapegados, que são atraídos pela afinidade da magia cigana, podendo ser chamados de “filhos do vento”, justamente por estarem sempre em movimento.
Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos.
O dia 24 de Maio foi escolhido como o Dia Nacional do Cigano por ser o dia dedicado à Santa Sarah Kali, padroeira universal dos ciganos. Originalmente chamado de Rhom, o povo cigano está presente em todas as nações do mundo, mas estudiosos afirmam que suas origens estão na Índia Antiga.
Os ciganos na umbanda são figuras que se tornam mais importantes a cada dia, representam uma imagem fundamental e possuem seriedade diante do povo umbandista. São vistos com sabedoria, eles ensinam a partir de sua maneira de observar o mundo a como ver uma beleza na criação e encontrar uma alegria de viver e são agradáveis a todos que trabalham com eles.
Outros orixás que também sustentam os trabalhos do ciganos na umbanda são Ogum e Iansã, que são orixás do ar e do fogo e que se relacionam com o que os ciganos acreditam e trabalham.
Os ciganos não possuem preconceitos com nacionalidades, eles são abertos ao conhecimento mutuo de diversas culturas, são expressamente livres em assuntos sociais o que é muito positivo. Uma denominação poética aos ciganos é que são chamados de “filhos do vento”, por conta de sua mobilidade constante, a partir desse perfil que os ciganos na umbanda são identificados.
São conhecedores dos caminhos, são eles quem direcionam e mostram os diversos caminhos existentes, pois existem a muito tempo e são sempre lembrados por suas trajetórias.
Possuem conhecimento mágico profundo e são facilmente reconhecidos por essa característica.
São curandeiros excelentes, principalmente nos campos amorosos e de saúde.
Optchá!